930 ANOS
|
ADÃO
|
4380
AC
|
4250
AC
|
130 ANOS
|
3450
AC
|
4410
AC
|
ADÃO HOMEM
|
JARDIM EDEM
|
EVA
|
MÃE
|
MULHER
|
CAIM
|
FILHO DE
|
ADÃO E EVA
|
PORTA
|
EDEM
|
VIVO**
|
ABEL
|
FILHO DE
|
ADÃO E EVA
|
PORTA
|
EDEM
|
MORTO
|
ENOQUE
|
FILHO DE
|
CAIM
|
NODE
|
ORIENTE
|
CIDADE
|
912 ANOS
|
SETE
|
4250
AC
|
4145
AC
|
105 ANOS
|
3338
AC
|
IRADE
|
FILHO DE
|
ENOQUE
|
NETO
|
DE CAIM
|
NODE
|
905 ANOS
|
ENOS
|
4145
AC
|
4055
AC
|
90 ANOS
|
3240
AC
|
MEUJAEL
|
FILHO DE
|
IRADE
|
BISNETO
|
DE CAIM
|
NODE
|
910 ANOS
|
CAINÃ
|
4055
AC
|
3985
AC
|
70 ANOS
|
3145
AC
|
NETUSAEL
|
FILHO DE
|
MEUJAEL
|
TRINETO
|
DE CAIM
|
NODE
|
895 ANOS
|
MALALEL
|
3985
AC
|
3920
AC
|
65 ANOS
|
3090
AC
|
LAMEQUE
|
FILHO DE
|
METUSAEL
|
QUADRINET
|
DE CAIM
|
NODE
|
962 ANOS
|
JAREDE
|
3920
AC
|
3758
AC
|
162 ANOS
|
2958
AC
|
JABAL
|
JUBAL FILHO
|
DE ADA
|
QUINTINET
|
DE CAIM
|
NODE
|
TUBALCAIM
|
NOEMA FILHO
|
DE ZILÁ
|
QUINTINET
|
DE CAIM
|
NODE
|
365 ANOS
|
ENOQUE
|
3758 AC
|
3693 AC
|
65 ANOS
|
3393 AC
|
=========
|
============
|
--------------------
|
=======
|
=========
|
------------
|
ENOQUE
|
ARREBATA--
|
MENTO
|
7 ANOS
|
3400 AC
|
3393 AC
|
969 ANOS
|
MATUSALÉM
|
3693 AC
|
3506 AC
|
187 ANOS
|
2724 AC
|
777 ANOS
|
LAMEQUE
|
3506
AC
|
3324
AC
|
182 ANOS
|
2729
AC
|
950 ANOS
|
NOÉ
|
3324
AC
|
2822
AC
|
500 ANOS
|
2374
AC
|
NOÉ 500
|
ANOS QDO
|
TEVE O
|
2724 AC
|
DILUVIO
|
CHUVAS
|
SEM 2822
|
JAFTÉ 2824AC
|
CÃO 2820AC
|
FILHOS
|
NOÉ
|
3 TRÊS
|
----------------
|
============
|
============
|
=======
|
-----------------
|
-------------
|
3393 – 2724
|
DILUVIO
|
ARCA DE NOÉ
|
2724 AC
|
669 ANOS
|
*669*
|
600 ANOS
|
SEM ***
|
2822 AC
|
2722 AC
|
100 ANOS
|
2222 AC
|
438 ANOS
|
ARPACHADE
|
2722
AC
|
2687
AC
|
35 ANOS
|
2284
AC
|
433 ANOS
|
SELÁ
|
2687
AC
|
2657
AC
|
30 ANOS
|
2254
AC
|
464 ANOS
|
EBER
|
2657 AC
|
2623 AC
|
34 ANOS
|
2193 AC
|
239 ANOS
|
PELEQUE
|
2623
AC
|
2593
AC
|
30 ANOS
|
2384
AC
|
239 ANOS
|
REÚ
|
2593
AC
|
2561
AC
|
32 ANOS
|
2354
AC
|
230 ANOS
|
SERUGUE
|
2561
AC
|
2531
AC
|
30 ANOS
|
2331
AC
|
148 ANOS
|
NAOR
|
2531
AC
|
2502
AC
|
29 ANOS
|
2383
AC
|
205 ANOS
|
TERÁ
|
2502
AC
|
2372
AC
|
130 ANOS
|
2297
AC
|
Hebreu
|
ABRÃAO
|
HEBROM
|
GUERRA
|
2290 AC
|
ELÃO**
|
ABRÃAO
|
2372 AC
|
2297 AC ***
|
HARÃ
|
CANÃA***
|
75 ANOS
|
ABRÃAO
|
EGITO
|
2297 A 2294 AC
|
FOME
|
3,5 ANOS
|
CANÃA
|
175 ANOS
|
ABRAÃO
|
2372 AC
|
2272 AC
|
100 ANOS
|
2197 AC
|
2298 AC
|
ABRAÃO SAI
|
DE UR OU DE
|
HARÃ
|
SIRIA
|
LABÃO
|
ABRAÃO
|
COM 75 ANOS
|
SARA 65 ANOS
|
SARA
|
*2362 AC
|
+2235 AC
|
SARA
|
127 ANOS
|
MÃE DE ISSAC
|
ISSAC
|
37 ANOS
|
MORREU
|
2724 AC -
|
490 = 2234 AC
|
2234 AC – 490
=
|
1744 AC
|
AMORREUS
|
|
180 ANOS
|
ISAAC
|
2272 AC
|
2212 AC
|
60 ANOS
|
2092 AC
|
147 ANOS
|
JACÓ
|
2212
AC
|
2120
AC
|
92 ANOS
|
2065
AC
|
137 ANOS
|
LEVI
|
2139 AC
|
2002 AC
|
2002 AC
|
|
110 ANOS
|
JOSÉ
|
2120
AC
|
2082 AC
|
38 ANOS
|
2010
AC
|
133 ANOS
|
COATE
|
2002 AC
|
1869 AC
|
1869 AC
|
|
137 ANOS
|
MANASSÉS
|
2090 AC
|
2060
AC
|
30 ANOS
|
1953
AC
|
130 ANOS
|
EFRAIM
|
2082 AC
|
2052 AC
|
30 ANOS
|
1952 AC
|
137 ANOS
|
ANRÃO
|
1869 AC
|
1732 AC
|
1732 AC
|
|
133 ANOS
|
MAQUIR
|
2060
AC
|
2010
AC
|
50 ANOS
|
1927
AC
|
137 ANOS
|
SUTELÁ
|
2052
AC
|
2002
AC
|
50 ANOS
|
1915
AC
|
DAÍDA DO
|
EGITO POR
|
MOISÉS
|
1652 AC
|
80 ANOS
|
FARAÓ
|
80 ANOS
|
MOISÉS
|
1732 AC
|
1652 AC
|
80 ANOS
|
1652 AC
|
137 ANOS
|
GILEADE
|
2010
AC
|
1950
AC
|
60 ANOS
|
1873
AC
|
140 ANOS
|
ERÃ
|
2002
AC
|
1948
AC
|
54 ANOS
|
1862
AC
|
40 ANOS
|
CANAÃ
|
1612 AC
|
MORTE
|
DE MOISÉS
|
1612 AC
|
140 ANOS
|
IEZER
|
1950
AC
|
1900
AC
|
50 ANOS
|
1810
AC
|
110 ANOS
|
JOSUÉ
|
1692 AC
|
1632 AC
|
60 ANOS
|
1582 AC
|
110 ANOS
|
JOSUÉ
|
1612 ENTRA
|
EM
|
CANAÃ
|
1612 AC
|
30 ANOS
|
JOSUE JUIZ
|
1582
AC
|
MORTE
|
DE JOSUÉ
|
1582
AC
|
30 ANOS
|
JUIZES
|
1612
AC
|
1582
AC
|
JOSUÉ
|
|
SIRIA
|
8 ANOS
|
1582
AC
|
1574
AC
|
CATIVO
|
|
OTNIEL
|
40 ANOS
|
1574
AC
|
1534
AC
|
LIVRE
|
|
EGLOM
|
18 ANOS
|
1534
AC
|
1516
AC
|
CATIVO
|
|
EUDE
|
80 ANOS
|
1516
AC
|
1436
AC
|
LIVRE
|
|
JABIM
|
20 ANOS
|
1436
AC
|
1416
AC
|
CATIVO
|
|
Poderosos, Gigantes, Homens de fama, OS ANJOS que desobedeceram,
como Adão e Eva desde o Princípio do Mundo e materializaram corpos de homem,
para poderem casar com as belas mulheres antes do Dilúvio, e produziram uma descendência
híbrida de Gigantes que foram destruídos no Dilúvio nos dias de Noé e são agora
os Demónios juntos com Satanás que estão fazendo todo o mal desde o Jardim do
Éden. É preciso conhecer os assuntos em que eles têm intervenção para estar
livre da maior parte da sua influência, porque dentro em breve levarão milhões
á destruição no Armagedão. Igualmente acredito que existiram os dinossauros
porque também podemos ver os seus ossos mas que no dilúvio provavelmente foram
igualmente extintos, porque não estavam na arca de Noé. O Relato da Bíblia;
Génesis 6 1 Ora, sucedeu que, quando os homens principiaram a aumentar em
número na superfície do solo e lhes nasceram filhas, 2 então os filhos do
[verdadeiro] Deus começaram a notar as filhas dos homens, que elas eram
bem-parecidas; e foram tomar para si esposas, a saber, todas as que escolheram.
3 Depois disso, Jeová disse: "Meu espírito não há de agir por tempo
indefinido para com o homem, porquanto ele é carne. Concordemente, seus dias
hão de somar cento e vinte anos."4 Naqueles dias veio a haver os nefilins
na terra, e também depois, quando os filhos do [verdadeiro] Deus continuaram a
ter relações com as filhas dos homens e elas lhes deram filhos; eles eram os
poderosos da antiguidade, os homens de fama. (Relatos Bíblicos comprovativos) 2
Pedro 2:4 Certamente, se Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram,
mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão,
reservando-os para o julgamento. Judas 6 E os anjos que não conservaram a sua
posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou
com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.
Eles não se afogaram. Abandonaram seu corpo carnal e retornaram ao céu como pessoas espirituais. Todavia, não se lhes permitiu tornar-se novamente parte da organização de santos anjos de Deus. Em vez disso, a Bíblia diz que "Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento". — 2 Pedro 2:4.
Eles não se afogaram. Abandonaram seu corpo carnal e retornaram ao céu como pessoas espirituais. Todavia, não se lhes permitiu tornar-se novamente parte da organização de santos anjos de Deus. Em vez disso, a Bíblia diz que "Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro, entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento". — 2 Pedro 2:4.
Categoria:
Introdução
Este estudo tem a intenção de esclarecer como a estrutura do Tabernáculo é interessante e bastante significativa para os nossos dias, não mais como um lugar físico, mas sim espiritual. E como veremos no decorrer do estudo, no Tabernáculo estão contidas verdades, implícitas e explicitas, a respeito de Cristo e da Igreja, e em perfeita harmonia com toda a Palavra de Deus.
Êxodo 25.8: “E me farão um santuário, para que habite no meio deles.”
Hebreus 8.5: “Eles servem num santuário que é figura e sombra das coisas
celestiais. É por isso que Moisés divinamente avisado, quando estava a
construir o tabernáculo: Vê que faças tudo conforme o modelo que te foi
mostrado no monte”.
Hebreus 9.11-12/23-24: “Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados,
por meio de um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é,
não desta criação, e não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu
próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido
uma eterna redenção … Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que
estão no céu se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas
celestiais com sacrifícios superiores a estes. Pois Cristo não entrou em
santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para
comparecer, agora, por nós, perante a face de Deus.”
João 1.14: “O Verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou) entre nós. Vimos a
sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
II Timóteo 3.16.17: “Toda a escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar,
para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem
de Deus, seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.”
Planta
do Tabernáculo
O Tabernáculo era para prover um lugar para que
Deus pudesse habitar em meio a Seu povo.
O termo "tabernáculo" algumas vezes se refere somente ao Santo Lugar e ao Lugar Santíssimo, o qual era coberto com várias cortinas. Mas, outras vezes se refere à todo o complexo, incluíndo o pátio onde estava a tenda. |
Estas
ilustrações apresentam as posições relativas dos utensílios do Tabernáculo, usados no culto em Israel. O Tabernáculo está com as dimensões ampliadas
não proporcionalmente, para se obter maior clareza.
|
Construção
O Tabernáculo foi construído com as ofertas voluntárias (Êxodo 25.2 – Êxodo 35.21), daquele cujo coração foi tocado. Sabendo que Deus é quem capacita e providencia todas as coisas, pois quando tirou o povo do Egito, eles saíram ricos e com abundância de recursos (Êxodo 12.35-36).
Inclusive os construtores foram ungidos e habilitados pelo
Espírito Santo. Êxodo 35.31: “E o Espírito de Deus o
encheu de habilidade, inteligência e conhecimento, em todo artifício”.
Êxodo 30.25-29: “E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a
obra do perfumista; este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a
tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus
utensílios, e o castiçal com os seus utensílios, e o altar de incenso, e o
altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
Assim, santificareis estas coisas, para que sejam santíssimas, tudo o que tocar
nelas será santo.”
O Tabernáculo é composto de três partes: Átrio, Lugar Santo e Santo dos Santos
ou Lugar Santíssimo.
Obs.:
1 feet = 33,3 centímetros; portanto o Tabernáculo tinha 25 metros de frente e
50 metros de fundos, sendo que o Santo Lugar tinha 5 metros de frente e 10
metros de fundos e o Santo dos Santos tinha 5 metros de cada lado.
Composição do Átrio
A) PORTA
Êxodo 27.16-17:
“A porta
do átrio haverá um reposteiro de vinte côvados, de estofo azul, púrpura,
carmesim e de linho fino (branco) retorcido, obra de bordador, as suas
colunas serão quatro, e as suas bases quatro. Todas as colunas do átrio ao
redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata,
mas as suas bases de bronze”.
As
quatro cores juntas formavam a porta completa, sendo que cada uma das cores
possui um significado, uma revelação de Cristo, que também vemos contida nos
quatro evangelhos:
* AZUL simboliza celestial e divino.
|
O Evangelho de João apresenta a Jesus como Deus, a manifestação
da divindade de Cristo.
João 1.1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus”.
Isaias 40.9:
“…Eis
aqui está o vosso Deus”.
* PÚRPURA simboliza o rei/reinado.
O
Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Rei Messias, descendente do rei
Davi.
Mateus 1.1:
“Livro
da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”.
Mateus 2.2:
“E
perguntaram, onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a
sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
|
Mateus 28.18: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no
céu e na terra”.
Zacarias 9.9: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém, eis
que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento,
sobre um asninho, filho de jumenta”.
* VERMELHO/CARMESIM simboliza o sangue.
O Evangelho de Marcos apresenta Jesus como servo.
Marcos 10.45: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para
servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
Isaías 52.13: “Vede, o meu servo procederá com prudência; será engrandecido, e
elevado, e muito sublime”.
* BRANCO significa pureza e humanidade.
O evangelho de Lucas apresenta a Jesus como Filho do Homem.
Lucas 23.4 e 14: “Não vejo neste homem crime algum”.
Zacarias 6.12: “E dize-lhe: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aqui está o homem cujo
nome é Renovo, e ele matará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor”.
João 10.7-9: "Jesus, pois lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo:
Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e
salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém
entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.
Composição do Átrio
B) ALTAR DE BRONZE = CALVÁRIO
Êxodo 27.1-2: “Farás também o altar de madeira de acácia, de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura. Farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formarão uma só peça, e o cobrirás de bronze”. |
Altar de bronze era um lugar de morte, de holocausto. Bronze fala do
julgamento divino. No altar eram feitos os sacrifícios de animais para expiar o
pecado dos homens, de forma alegórica, na expectativa do verdadeiro sacrifício
de Cristo.
- Hebreus 10.3-4: “Nesses sacrifícios, porém,
cada ano, se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos
touros e dos bodes tire pecados”.
- Hebreus 9.13-14: “Porque, se o sangue de
bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam,
quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo
Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa
consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”
- Levíticos 17.11: “Pois a vida da carne está
no sangue, pelo que vo-lo tenho dado para fazer expiação pelas vossas vidas
sobre o altar; é o sangue que faz expiação pela vida”.
- Hebreus 9.22: “E quase todas as coisas,
segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há
remissão”.
Em Jesus Cristo temos o sacrifício perfeito:
- Isaías 53.7: “Ele foi oprimido, mas não
abriu a boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda
perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca”.
- João 1.29: “No dia seguinte, João viu
a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo”.
- I Pedro 2.22 e 25: “Ele não cometeu pecado,
nem na sua boca se achou engano. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados
sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a
Justiça; pelas suas feridas fostes sarados”.
- João 19.17-18: “Então os soldados tomaram
a Jesus. Ele próprio, levando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira,
que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e com ele outros dois,
um de cada lado, e Jesus no meio”.
- II Coríntios 5.21: “Aquele que não conheceu
pecado, ele se fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de
Deus”.
- Romanos 5.8-9: “Mas Deus prova o seu amor
para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo,
muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da
ira”.
Quem passava pela porta a primeira coisa que via era o altar, um
lugar de morte e sacrifício. E da mesma forma, muitas pessoas olham para o
cristianismo, como algo feio e de sacrifícios, porque não entendem e andam pela
razão e por seus sentidos, não conseguem enxergar a salvação em Cristo.
- I Coríntios 1.18: “Certamente a palavra da
cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de
Deus”.
- Hebreus 10.17: “E jamais me lembrarei de
seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes não há mais
oblação pelo pecado”.
- Romanos 6.6-8: “Sabendo isto: que o nosso
velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito,
a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está
justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com
ele viveremos”.
- Romanos 6.11: “Assim também vós
considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus,
nosso Senhor”.
- Romanos 6.23: “Porque o salário do pecado
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”.
- Hebreus 9.27-28: “E, como aos homens está
ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo,
oferecendo-se um só vez, para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda
vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação”.
O que as pessoas precisam entender é que em Cristo temos o
perdão de tudo, somos santificados, Deus nos vê através de Cristo. O problema é
que muitas vezes a mentalidade humana ou mesmo o próprio ego, não aceita tão
grande salvação de “graça”, sem que se tenha que pagar um preço, uma
penitencia, um sacrifício, então praticam as boas obras, fazem votos, pagam
promessas, andam de joelhos, acendem velas, etc. com a intenção de “merecer” o
benefício ou a benção. Mas, é impossível, porque o homem peca desde o principio
e não há nenhum que não tenha pecado.
- I Samuel 15.22: “Porém Samuel disse: Tem,
porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrificios como em que se
obedeça à palavra do Senhor? Eis que obedecer é melhor do que sacrificar, e o
atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o
pecado da feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Por quanto
tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não
sejas rei”.
- Salmos 51.17: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado, a um coração
quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.
|
- Oséias 6.6: “Porque eu quero
misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que
holocaustos”.
- Mateus 9.13: “Ide, porém, e aprendei o
que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para
chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.
Também a Igreja é chamada a passar pela morte, experimentar a
morte de um tipo de governo e ordenança, ressucitando para uma nova vida em
Cristo, como nos diz as Escrituras:
- Mateus 10: 38: “E quem não toma a sua
cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”.
- Romanos 6: 8: “Ora, se já morremos com
Cristo, cremos que também com ele viveremos,”.
- II Coríntios 4: 11 e 12: “pois nós, que vivemos,
estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de
Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte, mas
em vós a vida.”.
- Colossenses 2: 20: “Se morrestes com Cristo
quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como
se vivêsseis no mundo,”.
Composição do Átrio
Êxodo 38.8:
“Fez a
pia de bronze com a sua base de bronze, dos espelhos das mulheres que se
reuniam e ministravam à porta da tenda da congregação”.
Êxodo 30.18-20a:
“Farás
também a pia de bronze com a sua base de bronze, para lavar. E a porás entre
a tenda da congregação e o altar, e deitarás água nela. Nela Arão e seus
filhos lavarão as mãos e os pés. Sempre que entrarem na tenda da congregação,
lavar-se-ão com água, para que não morram”.
|
A bíblia não menciona o seu tamanho ou dimensão. Ela foi feita
de bronze polido (espelho das mulheres), ao olhar dentro da pia via a sua própria imagem
refletida.
A passagem pela pia não é opcional, a lavagem de todo tipo de contaminação
mundana é obrigatória antes de entrar no Lugar Santo.
A pia era cheia de água para os sacerdotes lavarem as mãos e os
pés, para tirar a terra, que simboliza a imundície, as paixões do mundo, o
contato com o mundo.
- João 13.10: “Quem já se banhou não
necessita de lavar senão os pés, quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais
limpos, mas não todos”.
- João 15.3: “Vós já estais limpos, pela
Palavra que vos tenho falado”.
A
Palavra de Deus revela quem e como você é, te faz consciente da sua real
situação, é a sua imagem refletida.
- Tiago 1.23-25: “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante,
assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; pois a
si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua
aparência. Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei de
liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso
praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.
II Coríntios 3: 18:"Mas todos nós, com rosto
descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos
transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do
Senhor."
|
-I Coríntios 13: 12:"Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos
face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como
também sou plenamente conhecido."
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
Portanto, a renovação é pela lavagem da Palavra, e esta lavagem deve ser feita constantemente, porque é um processo de redenção da alma.
- Romanos 12.2: “E não vos conformeis com
este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
- Efésios 5.26: “Para que a santificasse,
tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra”.
Composição do Santo Lugar
O Lugar Santo media vinte côvados de comprimento por dez de largura. Continha a mesa da proposição, o candelabro e o altar de incenso. Ficava no meio do átrio e a sua entrada também tinha uma porta. E somente o sacerdote poderia entrar.
Êxodo 26.36: “Farás também para a porta da tenda um reposteiro de estofo azul,
púrpura e carmesim, e de linho fino retorcido, obra de bordador” (com as mesmas
características da porta do átrio).
Composição do Santo Lugar
A) TENDA = IGREJA
Feita
de madeira de acácia,
que era uma madeira difícil de lidar, cheia de nós e imperfeita, coberta de
ouro puro, simbolizando o homem cheio de defeito, que precisa ser lixado e
aplainado para depois receber a cobertura de ouro, que é a implantação do
caráter de Cristo.
As tábuas eram fixadas no solo em uma base feita de prata (salvação), portanto, a Igreja é
estabelecida pela redenção e não pelas obras.
Neste
lugar não havia carne, era queimada lá fora. Era um lugar para buscar ao
Senhor.
|
O Santo Lugar é o lugar da obediência, quando já tendo
experimentado a transposição do império das trevas para adentrar o Reino do
Filho, pela fé na obra acabada da cruz (morte e ressurreição), passamos a nos
relacionar com Deus pela observância de Sua expressa vontade. A Palavra
recebida passa a ser acolhida, tornando-se os princípios que determinarão
nossas decisões, em lugar dos valores anteriores, expurgados.
Romanos 6: 16: “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe
obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a
morte, ou da obediência para a justiça?”
II Coríntios 10: 5: “derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o
conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;”
I Pedro 1: 22: “Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade,
que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns
aos outros,”
Composição do Santo Lugar
B) MESA DA PROPOSIÇÃO = COMUNHÃO
Êxodo 25.23-30:
“Também
farás uma mesa de madeira de acácia, o seu comprimento será de dois côvados,
a sua largura de um côvado e a sua altura de um côvado e meio. De ouro puro a
cobrirás, e lhe farás uma moldura de ouro ao redor. Também lhe farás ao redor
uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor da guarnição farás uma
moldura de ouro. Também lhe farás quatro argolas de ouro, e porás as argolas
nos quatro cantos, que estarão sobre os quatro pés. Junto da guarnição
estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a
mesa …
|
Também farás os seus pratos, e os seus recipientes para incenso, e
as suas tigelas em que se hão de oferecer libações; de ouro puro as farás. Sobre
a mesa porás os pães da proposição perante mim perpetuamente.”
|
Os
doze pães alinhados na mesa representam a comunhão e também o alinhamento do
homem com a Palavra de Deus.
A
mesa com os pães alinhados representa o Corpo de Cristo colocado num posição
ordenada e preparada para consumo dos povos e nações.
- I Coríntios 12: 27: “Ora, vós sois corpo de
Cristo, e individualmente seus membros.”.
- I Coríntios 10: 16 e 17: “Porventura o cálice de
bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que
partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora
muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo
pão.”.
|
O Pão, Corpo de Cristo, é a matéria prima de Deus que há de ser
cortada e distribuída entre as nações, é a vida de Deus...
- Mateus 26: 26: “Enquanto comiam, Jesus
tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai,
comei; isto é o meu corpo.”.
- I Coríntios 11: 29: “Porque quem come e bebe,
come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.”.
- Efésios 1: 22 e 23: “e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça
sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele
que cumpre tudo em todas as coisas.”.
Composição do Santo Lugar
C) CANDELABRO = ESPIRITO SANTO
O
candelabro não foi discriminado nas suas dimensões, pois o Espírito Santo não
é limitado, só o material foi descrito como ouro batido e peça única (feitura
divina). No átrio a luz era natural proveniente do sol, na tenda só tinha a
luz do candelabro.
Êxodo 25.31, 37 e 40:
“Também
farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu
pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do
mesmo … também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar
defronte dele. Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi
mostrado no monte.”
As
sete lâmpadas:
|
- Êxodo 37.23: “E fez-lhe sete lâmpadas; os seus espevitadores e os seus
apagadores eram de ouro puro”.
- Apocalipse 4.5: “E do Trono saiam
relâmpagos, e trovões e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de
fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus”.
Os
07 Espíritos de Deus:
Isaías 11.2:
“E
repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de
inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de
conhecimento e de temor do Senhor”.
- Apocalipse 5.6: “E olhei, e eis que
estava no meio do Trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um
Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são
os sete Espíritos de Deus enviados a toda terra”.
(Lâmpada = revelação / Chifre = poder para reinar / Olhos = visão)
Era
a única luz, não podia faltar óleo, jamais poderia ficar apagada.
- Êxodo 27.20: “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de
oliveira, batido para o candeeiro, para manter a lâmpada acesa continuamente”.
O
nosso espírito renovado precisa iluminar permanentemente a nossa alma.
- Lucas 11.35: “Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas”
- João 1.1, 4 e 5: “No princípio, era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus … Nele, estava a vida e
a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não
a compreenderam.”
- João 3.20: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram
mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”
- João 8.12: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo;
quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
- I João 1.7: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns
com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo
pecado.”
- II Coríntios 4.6: “Porque Deus, que disse
que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações,
para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.”
O
candelabro representa a luz do Espírito Santo iluminando o nosso
entendimento, trazendo sabedoria e revelação.
- Efésios 1.17-18: “Para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito
de sabedoria e de revelação, tendo iluminado os olhos do vosso entendimento,
para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da
glória da sua herança nos santos.”
- Tiago 3.17:
“Mas a
sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacifica, moderada,
tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem
hipocrisia”.
- Salmos 119.130: “A exposição das tuas
palavras dá luz e dá entendimento aos simples”.
A
função da espevitadeira era puxar o pavio para não apagar a chama, exigia
disciplina. Então da mesma forma é preciso estar sempre atento e cuidando
para a chama que existe em nosso espírito não venha a se apagar.
- Lucas 12.35 e 37: “Estejam cingidos os
vossos lombos, e acesas, as vossas candeias. Bem-aventurados aqueles servos,
os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se
cingirá, e os farás assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá”.
- II Pedro 1.19: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em
estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia
esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”.
- Salmos 119.105: “Lâmpada para os meus pés
é a tua palavra e luz, para o meu caminho”.
Por
outro lado, foram feitos também os apagadores, cuja função obviamente era de
apagar a chama, mas se em Êxodo 27.20 diz para manter a lâmpada acesa continuamente,
por que foram feitos os apagadores? Porque na verdade, o pecado pode apagar a
chama que existe em nosso espírito.
|
- Apocalipse 2.5: “Lembra-te de onde
caíste! Arrepende-te e pratica as primeiras obras. Se não te arrependeres,
brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te
arrependeres”.
- Isaías 59.2: “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus,
e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”
- Provérbios 13.9: “A luz dos justos alegra,
mas, a candeia dos ímpios se apagará”.
- Provérbios 24.20: “Porque o maligno não
terá galardão algum, e, a lâmpada dos ímpios se apagará”.
|
- Romanos 6.23: “Porque o salário do pecado
é a morte …”
- Hebreus 10.26: “Porque, se vivermos
deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da
verdade, já não resta sacrifício pelos pecados”.
Jesus Cristo fala-nos que somos a "...luz do mundo..." (Mateus 5: 14) e em Apocalipse 1: 12, 13 e 20, lemos expressamente que:
- “E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete
candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem,
vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de
ouro...Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete
candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete
candeeiros são as sete igrejas.”.
A presença da Igreja, sendo o candeeiro de Deus, dentro de seu
ambiente, deve trazer a dissipação das trevas e iluminar o caminho tortuoso do
ser humano.
Finalmente, com base nesta visão pode-se notar claramente a
magnitude e a profundidade da parábola das 10 virgens. Sendo que, as virgens,
tanto as prudentes quanto as loucas, representam os cristãos que aguardam a
vinda do noivo (Jesus Cristo), mas que acabam morrendo (várias vezes na Bíblia
dormir significa morrer), contudo no Grande Dia, aquelas que tinham azeite para
acender as suas lâmpadas entraram para as Bodas do Cordeiro, as que não tinham
o depósito não puderam entrar. Então, notamos mais uma vez que, é
responsabilidade de todo o cristão manter não somente a sua lâmpada acesa, mas
também ter um estoque do azeite para não deixar a lâmpada se apagar.
- Mateus 25.1-13: “Então, o Reino dos céus
será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro
do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as
suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em
suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas
e adormeceram. Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Ai vem o esposo! Saí-lhe
ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas
lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Daí-nos do vosso azeite, porque as
nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso
que nos falte a nós e a vós. E, tendo elas ido compra-lo, chegou o esposo, e as
que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E,
depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos a
porta! E Ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de
vir”.
Composição do Santo Lugar
D) ALTAR DE INCENSO = ORAÇÃO E LOUVOR
Êxodo
37.25-29: “Fez o altar de incenso de madeira de acácia. Era quadrado, e tinha
um côvado de comprimento, um de largura e dois de altura; os seus chifres
formavam uma só peça com ele. Cobriu-o de ouro puro, a parte superior, as
paredes ao redor e os chifres, e lhe fez uma moldura de outro ao redor.
Fez-lhe duas argolas de ouro debaixo da sua moldura, nos dois cantos de ambos
os lados, para os varais, para com eles se levar o altar. Os varais fez de
madeira de acácia, e os cobriu de ouro. Fez também o óleo sagrado da unção, e
o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.”
Êxodo 30.37-38:
“Porém o
incenso que farás conforme a composição deste, não o fareis para vós mesmos,
santo será para o Senhor. O homem que fizer tal como este para cheirar será
extirpado do seu povo.”
|
Note que o Altar de incenso tinha a mesma altura da Arca da
Aliança, equiparando a oração com a adoração.
Do Altar exalava um aroma suave, que simboliza as orações dos
santos.
- Apocalipse 5.8: “E havendo tomado o livro,
os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro,
tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações
dos santos.”
- Apocalipse 8.3-4: “E veio outro anjo e pôs-se
junto ao altar, tendo um incensário de ouro e foi-lhe dado muito incenso, para
o por com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante
do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do
anjo até diante de Deus.”
- Salmos 141.2: “Suba a minha oração
perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o
sacrifício da tarde."
- I Tessalonicenses 5.17: “orai sem cessar”.
Jesus
o tempo todo está intercedendo por nós:
- Romanos 8.34: “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, que
ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e também
intercede por nós”.
- João 17.1-26: Jesus intercedendo junto ao Pai.
- Hebreus 7.25: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se
chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”
A
Igreja, Corpo de Cristo, como intercessora, aquele agente do Reino de Deus
que se posiciona na brecha, nos pontos fracos da existência humana, e
intercede diante de Deus, como fez Neemias e Josafá:
|
- Neemias 1: 4 e 5: “Tendo eu ouvido estas
palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar
e orar perante o Deus do céu, e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e
temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te
amam e guardam os teus mandamentos:”
- II Crônicas 19: 3, 6 e 12: “Então Jeosafá teve medo, e
pôs-se a buscar ao Senhor...e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu
Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na
tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir...Ó nosso
Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta
grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém
os nossos olhos estão postos em ti.”
Também temos exortações nas escrituras, para que a Igreja se
alinhe em oração a deus, para trazer salvação e ordenação:
- Ezequiel 22: 30: “E busquei dentre eles um
homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra,
para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.”
- I Timóteo 2: 1 a 3: “Exorto, pois, antes de
tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos
os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos
uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é
bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,”
Assim, podemos discernir a visão profética do Apóstolo João,
quando discerniu, pelo Espírito, que o incensário são as orações dos santos
diante de Deus:
- Apocalipese 5: 8: “Logo que tomou o livro, os
quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do
Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que
são as orações dos santos.”
Composição do Santo dos Santos
TRANSIÇÃO PARA O SANTO DOS SANTOS ou LUGAR SANTÍSSIMO
Era
quadrado de dez côvados de cada lado, e nele estava a Arca da Aliança. E apenas
o sumo sacerdote poderia entrar uma vez por ano, no dia da expiação.
|
Hebreus 9.6-8:
“Ora,
estando essas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes
no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços, mas, no segundo, só o sumo
sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas
culpas do povo, dando nisso a entender o Espírito Santo, que ainda o caminho
do Santuário não estava descoberto, enquanto se conservava em pé o primeiro
tabernáculo”.
Êxodo 28.34.35:
“Uma
campainha de ouro e uma romã, outra campainha de ouro e outra romã haverá nas
bordas do manto ao redor, e estará sobre Arão quando ministrar, para que se
ouça o seu sonido, quando entrar no Santuário diante do Senhor e quando sair,
para que não morra”.
Nas
vestes do sumo sacerdote existiam campainhas para que enquanto ele ministrava
no Santo dos Santos, pudesse ser ouvido o seu barulho, pois caso o som
cessasse, significava que o sumo sacerdote estava morto, porque Deus não
havia aceitado o sacrifício, e então ele era puxado para fora pela corda
amarrada em sua cintura, pois ninguém poderia entrar lá para retira-lo”.
|
Hoje
há um sacerdócio operante na terra, não mais restrito a um grupo de
indivíduos ou tribo específica, mas é um "oficio" geral da Igreja;
a Igreja é o Sacerdócio Real, a nação santa, como nos fala a Bíblia:
I Pedro 2: 9:
“Mas vós
sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz.”.
Sendo
que o caminho para o Santíssimo Lugar não mais é trilhado sobre o sacrifícios
de animais, mas pelo sangue de Jesus; nosso sacerdócio é Cristo:
Hebreus 10: 12:
“mas
Jesus, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para
sempre à direita de Deus.”.
Hebreus 10: 19, 20 e 21:
“Tendo
pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de
Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do
véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus.”.
|
Composição do Santo dos Santos
E) VÉU = SEPARAÇÃO ENTRE O PECADO E DEUS
Êxodo 26.31-33: “Farás também um véu de
estofo azul, púrpura e carmesim, e de linho fino retorcido; com querubins,
obra de artífice se fará. Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de
acácia, cobertas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases
de prata. Pendurarás, o véu debaixo dos colchetes, e levarás a arca do
testemunho para dentro do véu. Este véu vos fará separação entre o Lugar
Santo e o Santo dos Santos”.
As
quatro colunas de sustentação = Jesus Cristo
|
- I Coríntios 1.30: “Mas vós sois dele, em
Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação
e redenção.”
A carne de Jesus que foi rasgada por nós.
- Mateus 27.50-51: “E Jesus, clamando outra
vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em
dois, de alto a baixo, e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”.
- Hebreus 6.19-20: “Temos essa consolação como
âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu, aonde
Jesus, como precursor entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo
a ordem de Melquisedeque.”
- Hebreus 10.19-20: “Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo
caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”.
O véu tira a visão:
- Êxodo 34. 29 e 35: “E aconteceu que, descendo
Moisés do Monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão,
quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele de seu rosto resplandecia,
depois que o Senhor falara com ele. Assim, pois, viam os filhos de Israel o
rosto de Moisés e que resplandecia a pele do rosto de Moisés; e tornava Moisés
a por o véu sobre o seu rosto, até que entrava para falar com Ele.”
- II Coríntios 3.15-18: “E até hoje, quando é lido
Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando um deles se
converte ao Senhor então o véu é-lhe retirado. Ora, o Senhor é espírito, e onde
está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com o rosto
descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em
glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.
O véu, no Novo Testamento, é uma mentalidade que nos impede de
ver Cristo como meta e obra de Deus nas nossas vidas.
- II Coríntios 4: 3 e 4: “Mas, se ainda o nosso
evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos
quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes
não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de
Deus.”.
Composição
do Santo dos Santos
F) NUVEM = PROTEÇÃO, MOVER E DIREÇÃO DE DEUS
Êxodo 40.34-38:
“Então a
nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o
tabernáculo. Moises não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem
repousavam sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando a
nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam
avante em todas as suas jornadas, mas se a nuvem não se levantava, não
caminhavam até o dia em que ela se levantava. Assim, a nuvem do Senhor estava
de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os
olhos de toda a casa de Israel, em todos as suas jornadas”.
|
Salmos 78.14: “De dia os guiou como uma nuvem, e toda a noite, com um clarão de
fogo.”
Salmos 99.7a:
“Na
coluna de nuvem lhes falava, eles guardavam os seus testemunhos e os
estatutos que lhes dera.”
Lucas 9.34-35:
“E,
dizendo ele isso, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e, entrando,
eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu Filho
amado; a ele ouvi”.
Deus
é dinâmico, e quando Ele se move, é fundamental que todo cristão também se
mova, para não ficar estagnado e o mais importante sem a presença de Deus.
|
- Moisés:
Êxodo 33.14-15: “Então Moisés lhe disse: Se a tua presença não for conosco, não nos
faça subir deste lugar”.
- Para Rute, Noemi representava a direção de Deus, a fonte de
revelação de Deus:
Rute 1.16-17: “Porém Rute respondeu: não me instes para que te deixe, e me obrigues
a não seguir-te. Aonde quer que fores irei, e onde quer que pousares, ali
pousarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde quer
que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me o Senhor o que bem
lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”
-Quando Saul ficou sem a direção de Deus, que era revelada por
Samuel, ele foi consultar uma necromante conforme relatado em I Samuel 28.
-Para Eliseu, Elias representava o mover de Deus:
II Reis 2.2, 4 e 6: “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui; o Senhor me enviou a Betel.
Porém Eliseu disse: tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não te
deixarei. … Então Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, o Senhor me enviou a
Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não
te deixarei. … Então Elias lhe disse: Fica-te aqui; o Senhor me enviou ao
Jordão. Mas ele disse: tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não te
deixarei. Assim ambos foram juntos."
Entenda que, quando falamos do mover genuíno de Deus, não
estamos descartando o mover anterior, mas enriquecendo com nova revelação.
A nuvem representa a Glória de Deus que é vista em meio ao povo
de Deus, quer seja no deserto, quando a nuvem estava presente, quer seja no
Tabernáculo de Moiés, ou mesmo ainda no Templo de Salomão, na visão do profeta
Ezequiel e também no Apocalipse de João.
A palavra glória no grego do Novo Testamento é "doxa"
que significa reputação, integridade, peso de caráter, quando fala de Deus, diz
do que Ele é. No Velho Testamento a palavra em hebraico é "kãbhôdh"
que significa pêso e dignidade. "A Glória do Senhor" é
"shekiná", que representa a presencá do Senhor, habitando entre o Seu
povo. A nuvem do "shekiná" que ocorria no Tabernáculo de Moisés é
Deus em pessoa, é Ele enchendo o Templo, trazendo a Sua revelação.
Números 16: 42: “E tendo-se sublevado a congregação contra Moisés e Arão, dirigiu-se
para a tenda da revelação, e eis que a nuvem a cobriu, e a glória do Senhor
apareceu."
II Crônicas 5: 13 e 14: “quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem
ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a
voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao
Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre;
então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os
sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque
a glória do Senhor encheu a casa de Deus."
Ezequiel 10: 3 e 4: “E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou
o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior. Então se levantou a glória do
Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa
duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor."
Apocalipse 14: 14: “E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um
semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na
mão uma foice afiada."
Composição do Santo dos Santos
G) ARCA DE DEUS = PRESENÇA DE DEUS
Representava
a presença, a glória e o poder de Deus.
Êxodo 37.1-9:
“Fez
Bezalel a Arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e
meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio.
Cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora, e fez-lhe uma moldura de ouro ao
redor. Fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos, duas argolas
num lado e duas no outro. Também fez varais de madeira de acácia, os cobriu
de ouro. E meteu os varais pelas argolas nos lados da arca, para se levar a
arca. Fez de ouro puro o propiciatório, o seu comprimento era de dois côvados
e meio, e a sua largura de um
|
côvado e meio. Então fez dois querubins de ouro, de ouro batido os
fez nas duas extremidades do propiciatório. Um querubim numa extremidade, e o
outro querubim na outra; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins
nas duas extremidades dele. Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo
com elas o propiciatório. Tinham eles as faces voltadas um para o outro, para
o propiciatório estavam voltadas as faces dos querubins”.
Hoje,
mediante o sangue de Cristo Jesus, temos a presença do Deus vivo dentro de
nós, em nosso espírito recriado.
|
Hebreus 9.11-15:
“Mas
Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio de
um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta
criação, e não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio
sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma
eterna redenção. Se a aspersão de sangue de bodes e de touros, e das cinzas de
uma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto
mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo
imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas, para
servirmos ao Deus vivo? Por isso ele é o mediador de uma nova aliança para
que, intervindo a morte para remissão dos pecados que havia sob a primeira
aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna”.
|
Comparação entre o Tabernáculo e o Homem
Após apresentarmos uma visão panorâmica do Tabernáculo gostaríamos de fazer a comparação do mesmo com o próprio homem (melhor explicado no estudo chamado a Igreja do Terceiro Dia).
II Coríntios 5.1-6: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se
desfizer, temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos,
eterna, nos céus. Pois também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos
angustiados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o
mortal seja absorvido pela vida”.
II Pedro 1.13-14: “E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos
com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo,
como nosso Senhor Jesus Cristo me revelou”.
ATRIO
LUGAR SANTO SANTÍSSIMO |
simboliza
o
simboliza a simboliza o |
CORPO
ALMA (mente, emoções). ESPÍRITO (onde Deus habita) |
Extraído do site http://www.tabreal.com.br
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