segunda-feira, 17 de junho de 2013

EDUCADOR RUBENS ALVES.


Rubem Alves   Educador, escritor e teólogo
A literatura é um processo de transformações alquímicas. O escritor transforma - ou, se preferirem uma palavra em desuso, usada pelos teólogos antigos, “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue em palavras e diz a seus leitores: “Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha carne. Isso é o meu sangue!”. A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.
Fonte: ALVES, Rubem. A beleza dos pássaros em voo. In: ___________. Na morada das palavras. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 66
 Meu depoimento sobre a  Escrita e Leitura.
 Meu contato com a leitura foi desde de pequeno lendo os livros de historinhas “Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e os Três Porquinhos”, gibis, revista, e até mesmo as cartilhas e livros escolares que tinha que estudar.
Já na adolescência comecei a ler revista e livros mais encorpados. Gostava muito das aventuras de Tintim, Asterix, Superman, comecei ler os livros da coleção Jaboti, vários.
No ginásio era obrigatório a leitura de vários livros como: “ O meu pé de Laranja Lima”, Doidão, Iracema, Primo Basilio, Moreninha, e muitos outros.
Quando da época do colegial gostava de ler a revista “Planeta”, “ O Despertar dos Magicos”, livros de auto-ajuda, esoterismo, religião, filosofia, e outros.
Já na Faculdade comecei a ler outros livros mais técnicos, mais ligados a parte profissional e alguns livros de religião , A Biblia Sagrada, livros de ficção cientifica ou mesmo científicos, bibliografias dos cientista e outros.
Hoje em dia gosto mais de ler e estudar livro técnicos da minha área, de História, ficção cientifica e religioso

LUIS GONZAGA CORREA
Olá Daniel,
Após toda essa diversidade literária, qual foi a que mais lhe agradou. Você parece que não se atem à apenas um gênero literário, gosta de vaiar. Acho isso muito bom,  pois mostra que nós devemos ler de tudo para podermos nos comunicar com todos os tipos de grupos de leitores.

daniel camillo
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.         Paulo Freire.
Leitura é muito importante, mas gosto de ler livros mais cientificos, históricos, religiosos, mas para falar a verdade não aprecio muito literaturas fantasiosas, mas não deixo de ler .Gosto e leio muito as biografias dos cientista e pesquisadores do passado, muito legal.
Abraços. Daniel...

daniel camillo
A importância da Matemática vem crescendo e incorporando em várias outras áreas do conhecimento e das atividades humanas. Com o progresso cada vez mais acelerado da ciência e da tecnologia nos últimos cento e cinquenta anos , esta importância só tem aumentado, fazendo com que a interação com a Física, Química, Astronomia, Engenharia, acrescenta-se aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas , como a Biologia, Medicina, Economia, Administração, Arqueologia, Psicologia, e até na Linguística, além de haver constante penetração de métodos matemáticos em novos campos e pesquisas.
A importância da leitura e escrita com esse ritmo crescente das inovações tecnológicas, torna-se essencial para o desenvolvimento do aluno (e de todos nos), que além de ter uma sólida formação nas ciências básicas como a Matemática, Física, Química, que lhe permita assimilar, compreender, a se adaptar as novas tecnologias, evitando que o nosso país (sociedade) seja apenas um montador de maquinas ou ferramentas, copiando as receitas dos outros países e não desenvolvendo as capacidades técnicas, industriais e avançando num desenvolvimento econômico-social, com distribuição de renda mais equilibrada e justa. Leitura e escrita sim, mas não somente literatura.

ESMERINDA DAS DORES COSTA PEREIRA
olá Glicério ,a minha experiencia com a leitura é muito interessante e significativa ,pois sou filha de um homem muito especial, que  aprendeu a ler sózinho, usando um jornal. Sou do interior e passei os primeiros anos da minha infância na roça morando no sítio e naquele
lugar não tinha escola por isso o meu pai,um homem
muito curioso filho de analfabetos aprendeu
a ler e escrever sózinho.Quando completei meus seis anos , filha mais velha o meu pai me colocou em contato com as letras do jornal para que eu as pudesse conhecer,depois quando eu já tinha sete anos ele comprou uma casa na cidade  e nos mudamos justamente para que eu pudesse estudar.Foi ái que eu tive a grande opotunidade de ser alfebetizada e fazer o meu primeiro ano escolar com a professora Jandira Saviollo, que mais
tarde
veio a se tornar escritora.Ela me alfabetizou cantando as letras e  formando palavras e até hoje consico ouvir o som daquel  voz e o eco daquelas palavras. Hoje contumo dizer para os meus alunos."Existem tres formas de viajar; indo,vendo e lendo.  Abraços.

daniel camillo
FAZER O BLOG EM GRUPO 2, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO PARA AGILIZARMOS AS COISAS.
VISITE O MEU BLOG PESSOAL NO ENDEREÇO ABAIXO:
 
ABRAÇOS. OBRIGADO. DANIEL...
Glicerio Leite <glisl@hotmail.com>
Para: daniel camillo <danmillo1183256cam@yahoo.com.br>
Enviadas: Domingo, 2 de Junho de 2013 19:13
Assunto: RE: NÃO CONSIGO A COMUNICAÇÃO COM O GRUPO 2 .
Daniel acione o pessoal do seu grupo pelo Fórum e pelo correio.
Sds,
Glicério
 
Date: Sun, 2 Jun 2013 03:06:37 -0700From: danmillo1183256cam@yahoo.com.br
 
Grupo 2
daiane roque vieira
daniel camillo
EDIMILSON STIEG
EDUARDO Fernandes VILLAR
ESMERINDA DAS DORES COSTA PEREIRA
Fabiana Dias Araujo
FATIMA DE OLIVEIRA POVOA
 
Assunto: ORIENTAÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO COM O GRUPO 2 .
JÁ FIZ O MEU BLOG PESSOAL. ESTOU EM DÚVIDA COMO ENTRAR EM CONTATO COM O MEU GRUPO 2.POR FAVOR ENVIAR MAIS ESCLARECIMENTO. OBRIGADO. DANIEL..

daniel camillo
Um dos livros que marcaram profundamente minha história de vida foi “Cem anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marques. Foi na minha juventude quando li esse livro, achei muito interessante, pois as condições de vida na América Latina é a mesma, passado todo esse tempo, as dificuldades sociais, a politica, o subdesenvolvimento e a educação são as mesmas.
Outro livro que me influenciou na minha decisão profissional foi “O Despertar dos Mágicos”, que mudou completamente o meu modo de ver as coisas e ainda me influencia, além da Bíblia Sagrada.
Devemos tomar muito cuidado no ensino da Matemática, pois estão querendo colocar a literatura como se fosse à panaceia do tudo, como bem disse a professora Suely Druck numa reunião da SBPC, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, o problema é grave, mas tem solução. As causas contemplam principalmente  a péssima formação dos professores de matemática e o fanatismo e distorções geradas entre os educadores, segundo ela, com o fato do ensino da matemática ter que ser contextualizado, de acordo com normas do MEC. "Nem tudo tem modelagem matemática. Chegou-se ao cúmulo de se buscar a matemática em festas juninas, poesias e de se abandonar conceitos teóricos como a algebrização ou o Teorema de Pitágoras, que está deixando de ser ensinado por ser velho. Ora, se ele é velho, imagine os algarismos, será que vão resolver bani-los?"


LOURIVAL VIEIRA
Olá Daniel, discordo de você, trabalho na Rede desde 1999, o que percebo é que os discentes que apresentam dificuldades em matemática geralmente são os que tem dificuldades em interpretação textual. A contextualização de problemas, mesmo os algébricos dependem da interpretação e indagação. A busca e o interesse pela solução do problema depende também da oncentração. A concentração ocorre se o discente obtiver habilidade e competência no que diz respeito ao que esá exposto.  

daniel camillo
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa 
através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a 
Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se 
desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos 
centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela 
formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de 
nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas 
pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das 
Ciências Sociais e Humanas.

daniel camillo
Grande parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Para a formação destes hábitos é necessário que se implemente gradualmente comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Visualizando as vantagens de orientar meus alunos desde cedo, para uma formação de bons hábitos , atitudes e colher bons frutos, observando um crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem, incentivo é fundamental na leitura e escrita, faço muito ditado com os alunos que trabalho e também muitas pesquisas bibliograficas.

LOURIVAL VIEIRA
Bom dia pessoal,  estou trabalhando com oficina de matemática, com  os Ensino fundamental, está sendo muito legal, pois os alunos através dos jogos e desafios estão aprendendo conceitos básicos da matemática como por exemplo: As quatro operações, potência na base de 2 e de 10, e expressões algébricas.

daniel camillo
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa 
através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a 
Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se 
desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos 
centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela 
formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de 
nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas 
pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das 
Ciências Sociais e Humanas.

daniel camillo
A chave do sucesso não se limita em tornar o ensino agradável e interessante: o sucesso em Matemática continua exigindo trabalho árduo.O professor de matemática que desvia seu foco da Matemática para atividades e projetos que visam apenas ao entretenimento e não ao aprendizado de matemática faz um desserviço. Similarmente, pular entre tópicos desconexos não passa de uma infeliz tentativa de despertar interesse.  

RODRIGO MARTINS DE OLIVEIRA
Olá Daniel.
É claro que como professores de matemática não podemos, como você mesmo disse, "perder nosso foco", ou seja, deixarmos totalmente de lado os conteúdos relacionados à nossa disciplina para nos envolvermos em projetos que visem o incentivo a leitura e escrita, tema desse fórum. Mas também não podemos tratar a matemática como uma ciêcia à parte, fato amplamente discutido no Movimento da Matemática Moderna (MMM), que na década de 60, propôs a contextualização e o incentivo ao "querer aprender" como possíveis soluções aos altos índices de reprovação na disciplina.
É óbvio que tentar fazer com que o aluno tenha interesse não significa deixar de lado nossos conteúdos, mas tentar mudar nossas metodologias, a forma como o apresentamos aos alunos, caso contrário, diante dos altos índices de baixo desempenho apresentados pelos mesmo (aproximadamente 60% dos educandos do ensino fundamental fizeram menos de 175 pontos na escala de proficiências do SARESP em matemática), seria o mesmo de colocarmos uma venda nos olhos para não enxergarmos que alguma coisa precisa ser mudada.

daniel camillo
 Examinemos isso que foi falado acima, o qual compara a evolução do desempenho dos alunos com o aumento nos gastos com ensino.São também enormes as pressões de cunho social e político, como a da aprovação praticamente automática, justificada com argumentos tipo "para não traumatizar o aluno" mas que, em verdade, são endossadas pelas autoridades para que produzam estatísticas que mascarem a real falta de democracia de nossa sociedade. O desastre do Novo Tipo de Avaliação  é mais evidente em escolas onde é maior a concentração de estudantes da  escola da rede publica estadual da periferia.

REGIANE DOS SANTOS BRAZ
As práticas de leitura e escrita e a abordagem da Matemática requer-se, aí, uma visão mais holística dos fenômenos observados, indo assim muito além da simples coleta de dados, pois, segundo Alves-Mazzotti e Gewandsnajder (2004), ”A visão holística parte do princípio de que a compreensão de um comportamento ou evento só é possível em função das inter-relações que emergem de um dado contexto” (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSNAJDER, 2004, p.131).”
 
 
Creio que temos antes de práticar a leitura e escrita de Matemática com os alunos devemos ter uma visão diferenciada das coisas.
 
Desenvolvi um trabalho com meus alunos de 8º série que deu muito certo, peguei o conteúdo de função de um livro didático, expliquei o conteúdo e pedi aos alunos que fizessem uma HQ utilizando uma nova linguagem para explicar o conteúdo que havía aplicado. Saíram trabalhos maravilhosos, que posteriormente fiz uma exposição na escola. Aprenderam utilizando a leitura e a escrita de uma maneira divertida, uma nova visão, e tenho certeza que jamsi esqueceram esse conteúdo.
 
 

ESMERINDA DAS DORES COSTA PEREIRA
olá Regiane, tambem já realizei um trabalho parecido com os meus alunos do 7º ano com outro conteúdo,aprendi a trabalhar história em quadrinhos num curso chamado Teia do Saber que participei ha alguns anos, Gosto muito de trabalhar HQ,pois os alunos participam bastante.

daniel camillo
 

MORGANA SALES BARBOSA
Olá Daniel, Regiane , Esmerinda e demais cursistas, vocês ja receberam alguma orientação sobre seu grupo  no blog? Estou perdida.
 

daniel camillo
EU JÁ FIZ UM BLOG NO NOME DO GRUPO2, NÃO SEI SE ESTE SERÁ VALIDO, NÃO CONSIGO ENTRAR EM COMUNICAÇÃO COM O PESSOAL DO GRUPO, JÁ POSTEI VÁRIAS MENSAGENS.
ENDEREÇO DO BLOG NOVO: danmillo1camluz.blogspot.com.br
SE VOCÊ CONHECER ALGUEM DO GRUPO2 , DE UM TOQUE PARA ELE ENTRAR EM CONTATO.
DE UMA VISITADA NESSE BLOG: http://danmillo1camluz.blogspot.com.br/, DE SUA OPINIÃO E SUGESTÕES.
GRATO. OBRG. DANIEL...

daiane roque vieira
Bem mna minha infancia adorava ler gibis, já na escola durante o Ef e EM minha professora de Lingua Portuguesa pedia um livro por semestre e eu adorava a coleção Vagalume, no ensino médio li alguns livros para prestar vestibular. Nos dias atuais confesso que é dificil, com a correria do dia a dia, ler com frequencia, mas gosto muito de ler com meu filho, ajudá-lo a estudar e até leio junto com ele os livros que a professora pede. Sempre que posso escolho um título para ler, pelo menos ,  durante as férias.

daniel camillo
DAIANE ROQUE VIEIRA VOCÊ PERTENCE AO GRUPO2, DÊ SUA PARTICIPAÇÃO, O BLOG JÁ ESTÁ PRONTO, DÊ UMA OLHADA, VISITE-O, DE SUA SEGESTÃO,COMENTÁRIOS, VOCÊ TEM POSTAR SEUS TEXTOS E EXPERIÊNCIAS, MANDE SEU ENDEREÇO DE E-MAIL PARA EU PODE-LA ADICIONAR AO BLOG.
BLOG: danmillo1camluz.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário