28/05/2013 21:27 |
Rubem Alves Educador, escritor e teólogo
A
literatura é um processo de transformações alquímicas. O escritor
transforma - ou, se preferirem uma palavra em desuso, usada pelos
teólogos antigos, “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue
em palavras e diz a seus leitores: “Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha
carne. Isso é o meu sangue!”. A experiência literária é um ritual
antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo
de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da
Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o
sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou
pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser
devorado pelos meus leitores.
Fonte:
ALVES, Rubem. A beleza dos pássaros em voo. In: ___________. Na morada
das palavras. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 66
Meu depoimento sobre a Escrita e Leitura.
Meu
contato com a leitura foi desde de pequeno lendo os livros de
historinhas “Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e os Três
Porquinhos”, gibis, revista, e até mesmo as cartilhas e livros escolares
que tinha que estudar.
Já
na adolescência comecei a ler revista e livros mais encorpados. Gostava
muito das aventuras de Tintim, Asterix, Superman, comecei ler os livros
da coleção Jaboti, vários.
No
ginásio era obrigatório a leitura de vários livros como: “ O meu pé de
Laranja Lima”, Doidão, Iracema, Primo Basilio, Moreninha, e muitos
outros.
Quando
da época do colegial gostava de ler a revista “Planeta”, “ O Despertar
dos Magicos”, livros de auto-ajuda, esoterismo, religião, filosofia, e
outros.
Já
na Faculdade comecei a ler outros livros mais técnicos, mais ligados a
parte profissional e alguns livros de religião , A Biblia Sagrada,
livros de ficção cientifica ou mesmo científicos, bibliografias dos
cientista e outros.
Hoje em dia gosto mais de ler e estudar livro técnicos da minha área, de História, ficção cientifica e religioso
|
|
|
|
06/06/2013 18:55 |
Olá Daniel,
Após
toda essa diversidade literária, qual foi a que mais lhe agradou. Você
parece que não se atem à apenas um gênero literário, gosta de vaiar.
Acho isso muito bom, pois mostra que nós devemos ler de tudo para
podermos nos comunicar com todos os tipos de grupos de leitores. |
|
|
|
06/06/2013 19:33 |
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é
imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus
filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos
mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e
necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo
desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e
responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e
continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que
todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas
atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que
queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua
missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de
educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a
educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a
sociedade muda. Paulo Freire.
Leitura
é muito importante, mas gosto de ler livros mais cientificos,
históricos, religiosos, mas para falar a verdade não aprecio muito
literaturas fantasiosas, mas não deixo de ler .Gosto e leio muito as
biografias dos cientista e pesquisadores do passado, muito legal.
Abraços. Daniel...
|
|
|
|
30/05/2013 1:00 |
A
importância da Matemática vem crescendo e incorporando em várias outras
áreas do conhecimento e das atividades humanas. Com o progresso cada
vez mais acelerado da ciência e da tecnologia nos últimos cento e
cinquenta anos , esta importância só tem aumentado, fazendo com que a
interação com a Física, Química, Astronomia, Engenharia, acrescenta-se
aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento e das
atividades humanas , como a Biologia, Medicina, Economia, Administração,
Arqueologia, Psicologia, e até na Linguística, além de haver constante
penetração de métodos matemáticos em novos campos e pesquisas.
A
importância da leitura e escrita com esse ritmo crescente das inovações
tecnológicas, torna-se essencial para o desenvolvimento do aluno (e de
todos nos), que além de ter uma sólida formação nas ciências básicas
como a Matemática, Física, Química, que lhe permita assimilar,
compreender, a se adaptar as novas tecnologias, evitando que o nosso
país (sociedade) seja apenas um montador de maquinas ou ferramentas,
copiando as receitas dos outros países e não desenvolvendo as
capacidades técnicas, industriais e avançando num desenvolvimento
econômico-social, com distribuição de renda mais equilibrada e justa.
Leitura e escrita sim, mas não somente literatura.
|
|
|
|
31/05/2013 15:52 |
olá
Glicério ,a minha experiencia com a leitura é muito interessante e
significativa ,pois sou filha de um homem muito especial, que aprendeu a
ler sózinho, usando um jornal. Sou do interior e passei os primeiros
anos da minha infância na roça morando no sítio e naquele
lugar não tinha escola por isso o meu pai,um homem
muito curioso filho de analfabetos aprendeu
a
ler e escrever sózinho.Quando completei meus seis anos , filha mais
velha o meu pai me colocou em contato com as letras do jornal para que
eu as pudesse conhecer,depois quando eu já tinha sete anos ele comprou
uma casa na cidade e nos mudamos justamente para que eu pudesse
estudar.Foi ái que eu tive a grande opotunidade de ser alfebetizada e
fazer o meu primeiro ano escolar com a professora Jandira Saviollo, que
mais
tarde
veio a se tornar escritora.Ela me
alfabetizou cantando as letras e formando palavras e até hoje consico
ouvir o som daquel voz e o eco daquelas palavras. Hoje contumo dizer
para os meus alunos."Existem tres formas de viajar; indo,vendo e lendo.
Abraços.
|
|
|
|
03/06/2013 2:12 |
FAZER O BLOG EM GRUPO 2, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO PARA AGILIZARMOS AS COISAS.
VISITE O MEU BLOG PESSOAL NO ENDEREÇO ABAIXO:
ABRAÇOS. OBRIGADO. DANIEL...
Glicerio Leite <glisl@hotmail.com> Para: daniel camillo <danmillo1183256cam@yahoo.com.br> Enviadas: Domingo, 2 de Junho de 2013 19:13 Assunto: RE: NÃO CONSIGO A COMUNICAÇÃO COM O GRUPO 2 .
Daniel acione o pessoal do seu grupo pelo Fórum e pelo correio.
Sds,
Glicério
Grupo 2
|
daiane roque vieira
|
daniel camillo
|
EDIMILSON STIEG
|
EDUARDO Fernandes VILLAR
|
ESMERINDA DAS DORES COSTA PEREIRA
|
Fabiana Dias Araujo
|
FATIMA DE OLIVEIRA POVOA
|
Assunto: ORIENTAÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO COM O GRUPO 2 . JÁ
FIZ O MEU BLOG PESSOAL. ESTOU EM DÚVIDA COMO ENTRAR EM CONTATO COM O
MEU GRUPO 2.POR FAVOR ENVIAR MAIS ESCLARECIMENTO. OBRIGADO. DANIEL..
|
|
|
|
31/05/2013 22:58 |
Um
dos livros que marcaram profundamente minha história de vida foi “Cem
anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marques. Foi na minha juventude
quando li esse livro, achei muito interessante, pois as condições de
vida na América Latina é a mesma, passado todo esse tempo, as
dificuldades sociais, a politica, o subdesenvolvimento e a educação são
as mesmas.
Outro
livro que me influenciou na minha decisão profissional foi “O Despertar
dos Mágicos”, que mudou completamente o meu modo de ver as coisas e
ainda me influencia, além da Bíblia Sagrada.
Devemos
tomar muito cuidado no ensino da Matemática, pois estão querendo
colocar a literatura como se fosse à panaceia do tudo, como bem disse a
professora Suely Druck numa reunião da SBPC, da Universidade Federal
Fluminense, do Rio de Janeiro, o problema é grave, mas tem solução. As
causas contemplam principalmente a péssima formação dos professores de
matemática e o fanatismo e distorções geradas entre os educadores,
segundo ela, com o fato do ensino da matemática ter que ser
contextualizado, de acordo com normas do MEC. "Nem tudo tem modelagem
matemática. Chegou-se ao cúmulo de se buscar a matemática em festas
juninas, poesias e de se abandonar conceitos teóricos como a
algebrização ou o Teorema de Pitágoras, que está deixando de ser
ensinado por ser velho. Ora, se ele é velho, imagine os algarismos, será
que vão resolver bani-los?"
|
|
|
|
01/06/2013 9:52 |
Olá
Daniel, discordo de você, trabalho na Rede desde 1999, o que percebo é
que os discentes que apresentam dificuldades em matemática geralmente
são os que tem dificuldades em interpretação textual. A contextualização
de problemas, mesmo os algébricos dependem da interpretação e
indagação. A busca e o interesse pela solução do problema depende também
da oncentração. A concentração ocorre se o discente obtiver habilidade e
competência no que diz respeito ao que esá exposto.
|
|
|
|
02/06/2013 7:24 |
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa
através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a
Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se
desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos
centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela
formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de
nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas
pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das
Ciências Sociais e Humanas.
|
|
|
|
03/06/2013 2:40 |
Grande
parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de
hábitos de estudo definidos. Para a formação destes hábitos é necessário
que se implemente gradualmente comportamentos saudáveis, que pela
repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante.
Visualizando as vantagens de orientar meus alunos desde cedo, para uma
formação de bons hábitos , atitudes e colher bons frutos, observando um
crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem,
incentivo é fundamental na leitura e escrita, faço muito ditado com os
alunos que trabalho e também muitas pesquisas bibliograficas.
|
|
|
|
01/06/2013 9:58 |
Bom
dia pessoal, estou trabalhando com oficina de matemática, com os
Ensino fundamental, está sendo muito legal, pois os alunos através dos
jogos e desafios estão aprendendo conceitos básicos da matemática como
por exemplo: As quatro operações, potência na base de 2 e de 10, e
expressões algébricas.
|
|
|
|
02/06/2013 7:27 |
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa
através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a
Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação. Suas atividades se
desenvolvem nas escolas de ensino fundamental e médio, nas Secretarias de Educação e nos
centros de formação de professores. É o educador matemático um profissional responsável pela
formação educacional e social de crianças, jovens e adultos, dos professores de matemática (de
nível fundamental e médio) e também pela formação dos formadores de professores. Suas
pesquisas são realizadas, utilizando-se essencialmente fundamentação teórica e métodos das
Ciências Sociais e Humanas.
|
|
|
|
02/06/2013 11:47 |
A
chave do sucesso não se limita em tornar o ensino agradável e
interessante: o sucesso em Matemática continua exigindo trabalho árduo.O
professor de matemática que desvia seu foco da Matemática para
atividades e projetos que visam apenas ao entretenimento e não ao
aprendizado de matemática faz um desserviço. Similarmente, pular entre
tópicos desconexos não passa de uma infeliz tentativa de despertar
interesse.
|
|
|
|
02/06/2013 13:08 |
Olá Daniel.
É
claro que como professores de matemática não podemos, como você mesmo
disse, "perder nosso foco", ou seja, deixarmos totalmente de lado os
conteúdos relacionados à nossa disciplina para nos envolvermos em
projetos que visem o incentivo a leitura e escrita, tema desse fórum.
Mas também não podemos tratar a matemática como uma ciêcia à parte, fato
amplamente discutido no Movimento da Matemática Moderna (MMM), que na
década de 60, propôs a contextualização e o incentivo ao "querer
aprender" como possíveis soluções aos altos índices de reprovação na
disciplina.
É óbvio
que tentar fazer com que o aluno tenha interesse não significa deixar de
lado nossos conteúdos, mas tentar mudar nossas metodologias, a forma
como o apresentamos aos alunos, caso contrário, diante dos altos índices
de baixo desempenho apresentados pelos mesmo (aproximadamente 60% dos
educandos do ensino fundamental fizeram menos de 175 pontos na escala de
proficiências do SARESP em matemática), seria o mesmo de colocarmos uma
venda nos olhos para não enxergarmos que alguma coisa precisa ser
mudada.
|
|
|
|
02/06/2013 13:43 |
Examinemos
isso que foi falado acima, o qual compara a evolução do desempenho dos
alunos com o aumento nos gastos com ensino.São também enormes as
pressões de cunho social e político, como a da aprovação praticamente
automática, justificada com argumentos tipo "para não traumatizar o
aluno" mas que, em verdade, são endossadas pelas autoridades para que
produzam estatísticas que mascarem a real falta de democracia de nossa
sociedade. O desastre do Novo Tipo de Avaliação é mais evidente em
escolas onde é maior a concentração de estudantes da escola da rede
publica estadual da periferia.
|
|
|
|
29/05/2013 18:27 |
As
práticas de leitura e escrita e a abordagem da Matemática requer-se,
aí, uma visão mais holística dos fenômenos observados, indo assim muito
além da simples coleta de dados, pois, segundo Alves-Mazzotti e
Gewandsnajder (2004), ”A visão holística parte do princípio de que a
compreensão de um comportamento ou evento só é possível em função das
inter-relações que emergem de um dado contexto” (ALVES-MAZZOTTI;
GEWANDSNAJDER, 2004, p.131).”
Creio que temos antes de práticar a leitura e escrita de Matemática com os alunos devemos ter uma visão diferenciada das coisas.
Desenvolvi
um trabalho com meus alunos de 8º série que deu muito certo, peguei o
conteúdo de função de um livro didático, expliquei o conteúdo e pedi aos
alunos que fizessem uma HQ utilizando uma nova linguagem para explicar o
conteúdo que havía aplicado. Saíram trabalhos maravilhosos, que
posteriormente fiz uma exposição na escola. Aprenderam utilizando a
leitura e a escrita de uma maneira divertida, uma nova visão, e tenho
certeza que jamsi esqueceram esse conteúdo.
|
|
|
|
31/05/2013 15:37 |
olá
Regiane, tambem já realizei um trabalho parecido com os meus alunos do
7º ano com outro conteúdo,aprendi a trabalhar história em quadrinhos num
curso chamado Teia do Saber que participei ha alguns anos, Gosto muito
de trabalhar HQ,pois os alunos participam bastante.
|
|
|
|
|
01/06/2013 9:06 |
Olá
Daniel, Regiane , Esmerinda e demais cursistas, vocês ja receberam
alguma orientação sobre seu grupo no blog? Estou perdida.
|
|
|
|
03/06/2013 9:00 |
EU
JÁ FIZ UM BLOG NO NOME DO GRUPO2, NÃO SEI SE ESTE SERÁ VALIDO, NÃO
CONSIGO ENTRAR EM COMUNICAÇÃO COM O PESSOAL DO GRUPO, JÁ POSTEI VÁRIAS
MENSAGENS.
ENDEREÇO DO BLOG NOVO: danmillo1camluz.blogspot.com.br
SE VOCÊ CONHECER ALGUEM DO GRUPO2 , DE UM TOQUE PARA ELE ENTRAR EM CONTATO.
DE UMA VISITADA NESSE BLOG: http://danmillo1camluz.blogspot.com.br/, DE SUA OPINIÃO E SUGESTÕES.
GRATO. OBRG. DANIEL...
|
|
|
|
06/06/2013 17:46 |
Bem
mna minha infancia adorava ler gibis, já na escola durante o Ef e EM
minha professora de Lingua Portuguesa pedia um livro por semestre e eu
adorava a coleção Vagalume, no ensino médio li alguns livros para
prestar vestibular. Nos dias atuais confesso que é dificil, com a
correria do dia a dia, ler com frequencia, mas gosto muito de ler com
meu filho, ajudá-lo a estudar e até leio junto com ele os livros que a
professora pede. Sempre que posso escolho um título para ler, pelo menos
, durante as férias.
|
|
|
|
07/06/2013 22:30 |
DAIANE
ROQUE VIEIRA VOCÊ PERTENCE AO GRUPO2, DÊ SUA PARTICIPAÇÃO, O BLOG JÁ
ESTÁ PRONTO, DÊ UMA OLHADA, VISITE-O, DE SUA SEGESTÃO,COMENTÁRIOS, VOCÊ
TEM POSTAR SEUS TEXTOS E EXPERIÊNCIAS, MANDE SEU ENDEREÇO DE E-MAIL PARA
EU PODE-LA ADICIONAR AO BLOG.
BLOG: danmillo1camluz.blogspot.com.br
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário